Devido à Usina de Santo Antônio o barranco do rio Madeira está cedendo no bairro Triângulo, deixando moradores apavorados. Duas casas estão prestes a cair no rio. A direção do consórcio parece querer tirar o corpo fora e alega que a obra nada tem a ver com isso, mas a conversa furada não está colando.
Não sabiam
O rio Madeira, por ser novo, é o mais rápido do mundo, coisa que os engenheiros não sabiam. A usina já começou a represar a água e a abrir comportas. Quando isso acontece o rio bate com violência no barranco onde está o bairro Triângulo. A impressão é que está passando navios a todo momento.
Danos
Os cálculos do impacto ambiental que serão causados pela construção da usina estão “furados”, conforme confidenciou um engenheiro que trabalha para o consórcio. Com o buraco que deverá se formar abaixo das comportas é possível que um gigantesco banco de areia se forme em frente à cidade de Porto Velho.
Nervosos
Como se não bastassem todos esses problemas, as duas turbinas instaladas recentemente na Usina de Santo Antônio não funcionaram. Os acionistas estão nervosos e já começaram a pressionar. Se logo nas duas primeiras está havendo problemas, a tendência é que a situação se complica nas outras 42.
Recesso
A Comissão Processante que deverá iniciar o julgamento dos deputados acusados de envolvimento com a quadrilha de desviava recursos do tesouro estadual deve começar a ser formada no final do recesso parlamentar. As atividades na Assembleia Legislativa recomeçam oficialmente na próxima quarta-feira.
Responsável
A comissão deverá ser criada pelo corregedor da Assembleia Legislativa, deputado Eurípedes Lebrão (PTN-Costa Marques). Ele já obteve autorização do presidente em exercício da Casa, deputado Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho). A grande expectativa está em torno de quantos parlamentares devem ter o mandato cassado.
Era esperado
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), começa a ter problemas com a Justiça, como era esperado. O Judiciário aceitou ação do Ministério Público contra o prefeito, que em 2009 atacou o então governador Ivo Cassol através da mídia. Na prática, ele usou dinheiro público para fazer propaganda contra Cassol.
Segurança
Ivo Cassol havia dito em diversas entrevistas que as ruas esburacadas de Porto Velho impediam o acesso rápido da Polícia Militar a diversos bairros, o que contribuía para aumentar a violência. Em vez de tapar logo os buracos, Roberto Sobrinho começou a atacar Cassol através da mídia. É claro que daria ação judicial.
PMDB
O governador Confúcio Moura ainda não se manifestou sobre o lançamento de candidatura do PMDB em Porto Velho. Ele não estaria disposto a apoiar abertamente nenhum candidato, embora tenha simpatia por determinado nome. E durante a campanha, Confúcio deverá ficar bem com todos os candidatos.
Cassol
Ainda há dúvida em relação ao nome que terá o apoio do senador Ivo Cassol (PP) na corrida pela prefeitura de Porto Velho. Ele tinha preferência por um vendedor de carros, que trocou de emprego e foi avisado que não deveria se envolver em política, pelo bem da empresa. Cassol deverá optar por outro nome.
Palácio Rio Madeira
Assim que terminar o recesso parlamentar na Assembleia Legislativa, o governador Confúcio Moura (PMDB) encaminhará projeto modificando a estrutura do Executivo. Entre as mudanças estará a criação de um órgão para administrar o Palácio Rio Madeira, onde ficará também a maior parte das secretarias.
Atualmente cada secretaria cuida de sua área física. Quando elas estiverem concentradas e um único local será muito mais funcional que apenas um responsável tome conta disso. Deverá haver uma espécie de prefeito para organizar o funcionamento de toda a estrutura, incluindo a mobília.
Essa secretaria ou superintendência que será criada pelo Executivo deverá ter outras atribuições. Já está praticamente certa a extinção da Coordenadoria Geral de Apoio à Governadoria (CGAG), que atualmente funciona no Palácio Presidente Vargas. Suas funções deverão ser absorvidas pelo órgão que será criado.
Atrás do toco
O deputado Adelino Follador (DEM-Ariquemes) cobrou novamente ontem a eleição de uma nova mesa diretora na Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, isso mostrará à sociedade que a maioria dos deputados defende a moralização e que a Casa de Leis está acima de interesses pessoais ou de grupos.
O presidente em exercício da Assembleia, deputado Hermínio Coelho (PSD), deverá convocar logo eleições para os cargos da mesa diretora que estão vagos. Hermínio já avisou que isso acontecerá logo após o reinicio das atividades legislativas, porque vários deputados estão impedidos de continuar na mesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário